A IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO. GINILDETE MANAIA É PÓS-GRADUADA EM INTERVENÇÃO ABA PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E PÓS-GRADUAÇÃO EM DECÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E LUDOPEDAGOGIA.



 Para a efetividade do processo de inclusão e respeito a diversidade é preciso levar em conta alguns pontos importantes. Dentre os pontos primordiais temos a articulação com a equipe multidisciplinar.

O Conhecimento sobre as normativas e o plano AEE , ter o local adequado para efetivar as ações propostas.

Hoje na maior parte das redes de ensino ainda encontra-se  muitas  lacunas que dificultam o processo de ensino e aprendizagem entre educadores e educandos. A participação da família é outro ponto determinante.

Articulação entre educação especializada e ensino comum é uma forma de efetivação de direitos, respeito e valorização do ser humano.

As diretrizes para a ação desses profissionais, o Art. 13 indica que são atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:

 I - identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias.

II - elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado.

III - organizar o tipo e o número de atendimentos.

IV - acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola; 

V - estabelecer parcerias.

VI - orientar professores e famílias.

  VII - ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos.

VIII - estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum.

GINILDETE MANAIA É PÓS-GRADUADA EM INTERVENÇÃO ABA PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ( TEA).

PÓS-GRADUADA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E LUDOPEDAGOGIA

BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

TÉCNICA EM REABILITAÇÃO DE DEPENDETES QUÍMICOS 

PSICANALISTA 



 



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